O conceito de Conectivismo

A aprendizagem é um processo que ocorre dentro de ambientes nebulosos onde os elementos centrais estão em mudança, não inteiramente sob o controlo das pessoas. A aprendizagem pode residir fora de nós mesmos (dentro de uma organização ou base de dados), é focada em conectar conjuntos de informações especializados, e as conexões que nos capacitam a aprender são mais importantes que o nosso estado actual de conhecimento", (Siemens, p. 3).

"Conectivismo é a integração de princípios explorados pelo caos, rede, e teorias da complexidade e auto-organização" (Siemens, p. 5), deste modo o "conectivismo é guiado pela noção de que as decisões são baseadas em fundamentos que mudam rapidamente" (Siemens, p. 6).

O conectivismo é considera como teoria de aprendizagem para a era digital que contempla o conhecimento como algo partilhado numa rede de conexões, e a aprendizagem está distribuída numa rede, com função social, tecnologicamente potenciada para reconhecer e interpretar padrões.

Deste modo, o conectivismo aborda o conhecimento como algo distribuído numa rede de conexões, erguer-se como uma teoria de aprendizagem que facilita a compreensão de todo o processo complexo e transformativo e onde a aprendizagem é um processo que ocorre interiormente em ambientes nebulosos, onde os elementos centrais estão em mudança, não inteiramente sob o controlo das pessoas.


Princípios do conectivismo:

• Aprendizagem e conhecimento apoiam-se na diversidade de opiniões.

• Aprendizagem é um processo de conectar em fontes de informação.

• Aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos.

• A capacidade de saber mais é mais crítica do que aquilo que é conhecido atualmente.

• É necessário cultivar e manter conexões para facilitar a aprendizagem contínua.

• A habilidade de enxergar conexões entre áreas, ideias e conceitos é fundamental.

• Atualização é a intenção de todas as atividades de aprendizagem conectivistas.

• A tomada de decisão é, por si só, um processo de aprendizagem.

Em suma, "o conectivismo apresenta um modelo de aprendizagem que reconhece as mudanças tectônicas na sociedade, onde a aprendizagem não é mais uma atividade interna individual" (Siemens, p. 8).

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